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Treinamento Funcional

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O treinamento funcional tem sido muito difundido nos últimos anos na área do condicionamento físico. Muitos profissionais de educação física têm aderido a essa metodologia para conduzir os treinamentos, sejam eles voltados ao desempenho esportivo ou à melhora da qualidade de vida.
Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Pode-se dizer que treinamento funcional refere-se a um conjunto de métodos e exercícios utilizados com o fim de desenvolver as capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação...) do praticante de forma integral e especifica para o seu dia-dia. Outro fato que está fazendo com que o número de praticantes seja cada vez maior é o elevado custo energético, proporcionando aos alunos resultados significativos em relação ao emagrecimento, tendo em vista que este é o maior objetivo dos praticantes.
Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação (que possuem planos e eixos de movimento direcionados) diminuem consideravelmente a exigência de equilíbrio, da coordenação e padrões complexos de ativação muscular, que são importantes para o cotidiano. No caso do treinamento Funcional, que utiliza vários equipamentos desenvolvidos especialmente para esse conceito (Kettlebeels, elásticos, bolas, superfícies instáveis e etc) é gerada maior exigência da consciência corporal na execução da atividade, trazendo maiores benefícios à capacidade funcional do corpo.
Desta maneira há um fortalecimento não só dos grandes músculos superficiais que fazem força, mas principalmente, dos músculos estabilizadores das nossas articulações, que são fundamentais na proteção articular. Os exercícios podem ser executados por pessoas de todas as idades, desde adolescentes a idosos.
Com o treinamento funcional, há o desenvolvimento do condicionamento físico e do desempenho nos esportes, os riscos de lesões músculo-esqueléticas diminuem e os indivíduos lesionados retornam às suas atividades de maneira mais rápida e segura. Além disso, as inúmeras possibilidades de variações dos exercícios tornam o treinamento funcional bastante dinâmico, fator importante na motivação do praticante.

Vantagens do treinamento funcional para os alunos:
• Melhora da postura;
• Melhora do equilíbrio muscular;
• Melhora do desempenho nos esportes;
• Diminuição de ocorrências de lesões;
• Melhora na eficiência dos movimentos;
• Maior estabilidade da coluna vertebral;
• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
• Melhora das qualidades físicas como equilíbrio, força, coordenação motora, resistência cardiovascular e muscular, lateralidade e flexibilidade.
• Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
• Melhora da força;
• Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
• Melhora da flexibilidade e propriocepçao;

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