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Supercompensação no treinamento: aprenda a equilibrar exercício e recuperação

Quando um indivíduo treina, uma série de estímulos "perturba" o seu estado biológico normal por meio de uma maior utilização de energia, cujos resultados são a fadiga e a alta concentração de ácido lático no sangue e nas células, após o treinamento, o organismo entrará na fase de restauração onde irá repor as fontes de energia bioquímicas, para que haja um comportamento biológico normal, chegando a uma homeostase do organismo (*a homeostasia define um estado de equilíbrio fisiológico de funcionamento do organismo humano), ocorrendo a supercompensação.

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Saiba sua quantidade de carboidrato por dia de treino

Na prática clínica do nutricionista, existe uma metodologia de cálculo dos nutrientes, em especial para os macronutrientes. Neste artigo, abordaremos estratégias nutricionais para a modulação da quantidade carboidrato do indivíduo pautado em sua rotina de treinos.

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O “poderoso” levantamento terra: o exercício que recruta diversos músculos do corpo

Um dos tradicionais exercícios do treinamento é o Deadlift (peso morto), mais conhecido no Brasil como levantamento terra.

Esse exercício é um dos que mais recrutam músculos do corpo durante sua execução, principalmente a cadeia posterior, somente por essa razão ele já seria excelente, no entanto, o levantamento terra, por ser um exercício que exige muito do corpo, tem um gasto calórico considerável, principalmente pós-treino (efeito EPOC), o que ajuda a definir o corpo e construir músculos.

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Importância da Assessoria Esportiva nos treinos

"...por ser uma forma conveniente e acessível de exercício o número de pessoas que corre no mundo só aumenta."

Isso parece ser apenas um ponto positivo para a corrida, porém este aumento "descontrolado" de praticantes nos leva a um novo problema, a falta de orientação para a prática segura da modalidade. Por isso trago aqui um texto escrito a algum tempo pelo meu técnico e head-coach da Carla Moreno Team sobre este assunto.

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